Compartilhar Em

Mohammad Al-Mahrasawi

Chancellor of the Al-Azhar University, Egypt
 biografia
A Paz ilimitada do ponto de vista islâmico.
 
Em nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso e da Paz de que fala no seu Livro: "Ó povo da Escritura, [...]! Uma Luz e um Livro claro vieram a ti por Deus. Com eles, Deus conduz aqueles que tendem à Sua complacência no caminho da salvação. Das trevas, Ele os atrai para a luz, guiando-os, por Sua vontade, pelo caminho reto. (Mâ'ida/La tavola imbandita: 15-16). E paz e bênçãos sobre Maomé, nosso mensageiro coroado, senhor e mestre da Humanidade: "Verdadeiramente você guiará no caminho certo, o caminho de Deus, Aquele a quem pertence tudo o que está no céu e na terra. Sim, todas as coisas voltam para Deus." (cinza-Shura/Consulta La: 52 - 53).
 
Caras senhoras e senhores,
 
Saúdo-vos a todos com a saudação do Islão, isto é, a paz, a paz, a misericórdia e as bênçãos de Deus estejam convosco.
 
Permite-me expressar os meus sinceros agradecimentos ao Prof Marco Impagliazzo e todos os meus amigos da Comunidade de Sant'Egidio pelo amável convite para participar deste encontro.
 
Aqui, posso afirmar que a paz, como uma afeição universal que une os corações, excluindo o ódio das almas e das pessoas, está enraizada em todas as religiões monoteístas, incluindo a religião islâmica. Gostaria de afirmar mais uma vez que, na história da humanidade, nenhuma religião, nenhum princípio ou nenhum pensamento concebeu plenamente o conceito de "paz ilimitada", como a religião islâmica. Os ensinamentos da religião islâmica são justos e pios no mais alto grau, mas cabe aos homens reconhecerem isso e torná-lo realidade. Quando não o reconhecem, recorrem a slogans vistosos e filosofias brilhantes que limitam o conteúdo da "paz ilimitada". No Corão, a palavra "paz" e seus derivados foram mencionados cento e quarenta vezes.
 
 
 
Há muitos ensinamentos do Islão que sublinham que quanto mais a paz se estende no coração das pessoas e na Terra, maior é o sentimento de tranquilidade, conforto e satisfação por aquilo que Deus criou maravilhosamente na sua criação e nos seus horizontes e assim se alcança facilmente o desejado conhecimento humano, caracterizado pela piedade.
 
Neste discurso, deve-se ressaltar que al-Azhar é a instituição mais ativa neste campo, que busca realizar as esperanças dos povos e consolidar os valores da paz mundial entre os povos e lançar as bases para a convivência pacífica. Quem sigue os esforços do Grande Xeque o Prof. Ahmed Tayeb, percebe imediatamente o que o Grande Imã está fazendo para consolidar a paz entre os outros  e difundir a cultura da coexistência pacífica entre os seres humanos, incluindo este evento atual.
 
Conceito de paz ilimitada:
 
O conceito de paz em nossa religião islâmica é um conceito universal cujo significado gira em torno de entrega, segurança, reconciliação, tranqüilidade, satisfação, afeto, justiça para com si mesmo e com os outros. O mundo de hoje precisa urgentemente pelo menos dum destes valores.
 
A coisa mais sublime sobre este nome ou conceito é que é um dos nomes de Deus que Ele dá a Si mesmo em Seu Livro: "Ele é Deus, Aquele fora do qual não há outro Deus, o Rei, o Santo, a Paz, o Fiel, o Guardião, o Exaltado, Aquele que obriga à Sua vontade, Aquele que é consciente de Sua grandeza. Glória a Deus, muito além do que eles associam a Ele." (aI-Hashr/Exod: 23); porque está protegido dos flagelos da mudança e dos acidentes, é Eterno, perece a criação e não perece e é Todo-Poderoso.
 
 
 
Deus, a Paz, sintetizou a sua chamada à humanidade como feita expressamente para a Morada da Paz: "Deus chama à Morada da Paz [...]. (Yûnus/Jion: 25), então ele atribui a si mesmo para que todos saibam que os vencedores desta Morada, cheios de graças e bênçãos, estão seguros. Esta é a morada da paz na qual prevalece a paz perpétua e a saudação dos que nela vivem será "Paz": "[...]. Os anjos irão visitá-los, entrando por todas as portas [e dirão]: "A paz esteja convosco, porque perseverastes. Quão bonita é a tua última morada? (ar-Ra'd/Il Tuono: 23 - 24). Esta será a saudação dos crentes quando encontrarem Deus: "No dia em que O encontrarem, a sua saudação será: "Paz". Ele preparou para eles uma recompensa generosa. (al-Ahzab/I Coalizzati: 44).
 
A novidade que queremos enfatizar neste discurso é representar realmente este significado global de "paz ilimitada", que é o que o Profeta do Islão e paz, paz e bênçãos sobre Ele (pbsl), usou para traduzir de forma prática todo o conceito de paz global sem fronteiras. Hussein Ibn Ali contou que quando perguntou a seu pai sobre a biografia de seu avô, o Profeta (pbsl), seu pai disse: "O Mensageiro de Deus sempre foi feliz e educado. Havia sempre um sorriso e um sinal de felicidade no seu rosto abençoado. Ele tinha um caráter gentil e quando as pessoas precisavam da sua aprovação, ele dava facilmente o seu consentimento. Ele não falava num tom severo, nem tinha um coração duro. Ele não gritava quando falava, nem era rude ou falava indecentemente. Ele não procurou os defeitos dos outros. Ele manteve-se afastado da linguagem indesejável.
 
 
 
Ele acrescentou: "Ele se distanciou completamente de três coisas: das discussões, do orgulho e das expressões sem sentido. Ele proibiu três coisas às pessoas: que não desonrassem ou insultassem ninguém, nem procurassem as faltas dos outros; falou apenas do que poderia ser recompensado. Quando ele falou, os presentes pararam em sinal de respeito. Quando o seu discurso terminou, só então os outros podiam começar a falar. Cada vez que alguém falava com ele, os outros se calavam e escutavam até que ele terminasse. A palavra de cada pessoa era a mais importante para ele. Quando todos riam de alguma coisa, Ele também riu. Ele também mostrou Sua surpresa com as coisas que surpreenderam as pessoas. Ele tinha paciência para perguntas indecentes. Quando alguém lhe agradeceu por um bom favor ou uma boa ação, ele permaneceu em silêncio. Ele não interrompeu ninguém enquanto falava. Se alguém tivesse ultrapassado os limites, tê-lo-ia impedido: levantar-se-ia e partiria.
 
Os textos do Corão e de Sunnah, que convidam à consolidação da "paz ilimitada" e a difusão da sua cultura entre os habitantes da terra, são tantos que não podem ser listados em tão pouco tempo, mas é suficiente insistir no facto de que o Islão, através da consolidação do princípio da paz, tentou alcançar a coexistência entre os vários povos do mundo.
 
Quem segue os ensinamentos do nosso Guia (pbsl) descobre que o Profeta realmente encarnou "paz ilimitada" ao aplicá-la a si mesmo, à sua família, ao seu povo e a todos; e que, com base nos seus ensinamentos, o chamado do Islão à "paz ilimitada" começou, considerado a regra total do Islão, que implica a paz do homem consigo mesmo, com a sua família, com a sua sociedade e com o mundo inteiro.
 
Primeiro tipo: A paz do homem consigo mesmo
 
A paz do homem consigo mesmo é considerada a primeira fase da paz mundial e o primeiro grau de paz global e ilimitada. Quando o homem alcança a paz consigo mesmo, certamente encontrará a paz com sua família, seu país e sua comunidade.
 
O sinal deste tipo de paz é que a vida do homem é inigualável e sem igual. Foi isso que o Mensageiro de Deus incutiu nas almas dos Seus Companheiros, quando lhes mostrou que, entre os habitantes do Paraíso, há pessoas pouco conhecidas que não têm ódio por ninguém em suas almas: "Um homem do povo do Paraíso aparecerá diante de vós. Nesse momento apareceu um homem que todos conheciam. Quando aquele homem partiu, um dos Companheiros o seguiu para perguntar-lhe o que ele tinha feito para que o Profeta lhe prometesse o Céu. Depois de descobrir que o comportamento do homem era normalmente reto e em harmonia com as regras do Islã e os ensinamentos do Profeta, mas nada mais do que fazê-lo merecer essa honra, o Companheiro lhe perguntou: "Por que - então - o Mensageiro de Deus (pbsl) lhe prometeu o Paraíso? O homem disse: "Eu oro enquanto você ora, eu jejuo tanto quanto você faz e eu pago o Zakat quanto você paga, mas eu durmo à noite sem ter no meu coração rancor e ódio por ninguém.
 
A coisa mais perigosa que hoje ameaça o mundo é a perda da paz do homem consigo mesmo e a falta de reconciliação consigo mesmo, que se reflectem em sérias dimensões da paz com os outros. A constituição divina "o Alcorão" não lida tanto com o tratamento de um caráter quanto com o caráter "hipócrita"; este personagem, quando não perde a paz consigo mesmo, perde a paz com sua própria comunidade e, portanto, diz com sua língua o que não acredita no seu coração, alinha males diferentes do que ele mostra, não cumpre suas promessas, teme que as pessoas vão revelar sua verdade e vive em um profundo medo, acreditando que é um sentimento temporário que em algum momento vai acabar, mas fica com ele até o último dia neste mundo, se move com ele para a vida após a morte e, finalmente, leva-o para o inferno: "Quando lá chegarem, os seus ouvidos, os seus olhos e as suas peles darão testemunho contra eles, do que fizeram. e dirão às suas peles: Por que testificastes contra nós? Eles dirão: "Foi Deus quem nos fez falar, [Ele é] Aquele que faz falar todas as coisas. Ele é Aquele que nos criou pela primeira vez, e a Ele retornareis. (Fussilat/Expor claramente: 20 - 21)
 
Aquele que desviou o seu comportamento está também entre aqueles que carecem de paz e reconciliação consigo próprio. Então, como pode haver paz entre ele e os outros?
 
Aquele que é desviado do caminho da vida religiosa ou legal não pode, em primeiro lugar, alcançar a paz consigo mesmo, como pode então alcançá-la com os outros; à luz do princípio "nemo dat quod non habet" (ninguém dá o que não tem).
 
Segundo tipo: Paz do Homem com a sua família
 
Este tipo é a segunda fase do projeto "Paz Islâmica Ilimitada", princípio e origem islâmica, como demonstram as palavras do Profeta narrado por Ibn Majah em seu Sunnah: "O melhor de vocês é aquele que é melhor para sua família e eu sou o melhor de vocês para minhas famílias"; e as narradas por Abd-Allaah ibn Amr: "O melhor de vocês é aquele que é melhor para sua esposa".
 
A família no primeiro hadith inclui parentes em geral e esposas em particular: na suas relações com sua família, o Profeta (pbsl) incorporou um modelo de humanidade até o Dia do Julgamento e uma mensagem para muitas famílias no mundo que, em vez de paz, têm conflitos não pacíficos entre maridos ou entre membros da família.
 
O Profeta estabeleceu uma paz familiar ilimitada: amava muito as suas esposas e filhos, nunca foi arrogante, ajudava as suas esposas nos trabalhos domésticos apesar da sua completa virilidade, aceitava as suas desculpas e ouvia os seus conselhos. No momento da assinatura do Acordo al-Hudaybiyya, o Profeta (pbsl) ouviu o conselho de sua esposa de raspar a cabeça, massacrar um animal sacrificado e libertar-se do estado de Iḩrām
 
Terceiro tipo: Paz do homem com sua própria comunidade.
 
Este aspecto representa a terceira fase do projecto "Paz Islâmica Ilimitada". Constitui um princípio e fundamento islâmico. Trata-se de paz com a sociedade, representada por um irmão na humanidade, qualquer que seja a sua convicção, o seu sexo ou a sua cor. É um tipo de paz que impede a hostilidade, o ódio, o ressentimento que, por sua vez, conduz à guerra, à destruição e ao caos. O Islão ordenou a paz porque, de acordo com o Alcorão, conduz ao amor e, portanto, rejeita o ódio: "Rejeita aquele que tem algo melhor: aquele de quem partilhaste a inimizade tornar-se-á um amigo afectuoso. (Fussilat/Expor claramente: 34). Isso significa rejeitar más acções com paz. Se este princípio fosse aplicado, a paz prevaleceria em todo o mundo.
 
A realidade dos homens é que eles são invejados por causa da graça e são perseguidos por danos intencionais: se o homem não é pacífico, ele é atingido pela inveja e dominado pelos caprichos de seus inimigos, ele, portanto, não goza de graça e não tem uma vida pacífica. Se em vez disso ele é pacífico, ele vence, graças a essa paz, sobre seus inimigos, e é protegido da inveja, então ele goza de graça e tem uma vida pacífica.
 
O Profeta resumiu esse conceito numa frase no seu sermão de despedida: "Você quer saber quem é o verdadeiro crente? O crente é aquele de quem a vida e a riqueza das pessoas estão seguras; E o muçulmano é aquele de cuja língua e mão as pessoas estão seguras", que libertou os muçulmanos de sua língua e sua mão.
 
Quarto tipo: Paz do Homem com o mundo inteiro.
 
Representa a quarta fase do projecto "Paz Islâmica Ilimitada", que representa o laço que falta nos princípios, ideias e políticas contemporâneos. É a maior dimensão da "Paz Islâmica Ilimitada" e a pedra angular de todas estas tendências humanas.
 
Nos seus ensinamentos, o Islão mostra a imagem brilhante da "paz islâmica ilimitada" com os não muçulmanos, seja que vivam connosco numa única pátria ou não. Isso ajuda a conquistar seus corações e a levá-los a aceitar o Islã, como no versículo: "Deus não te proíbe de ser bom e justo com aqueles que não lutaram contra a tua religião e que não te expulsaram de tuas casas, pois Deus ama aqueles que se comportam de modo justo. Deus proibe-vos apenas de ser aliados daqueles que lutaram contra a vossa religião, que vos expulsaram das vossas casas ou que contribuíram para a vossa expulsão. Aqueles que os tomam por aliados são os injustos. (al-Mumtahana/L'Esaminata: 8-9).
 
Um desses ensinamentos é que um muçulmano é legalmente obrigado a ajudar aqueles que pedem ajuda, protegê-los e fazê-los voltar para casa em segurança. Alguns estudiosos argumentam mesmo que, no Islão, um visto concedido por um Estado a um cidadão estrangeiro, por razões religiosas ou sociais, é um contrato de segurança que deve ser respeitado. Deus diz: "E se algum dos associados pedir asilo a você, conceda-o para que eles possam ouvir a Palavra de Deus, e depois enviá-la de volta em segurança. Isto é porque são pessoas que não sabem!" (at-Tawba/Repentença ou desaprovação: 6)
 
Sim, senhoras e senhores,
 
Hoje estamos aqui para colher os frutos da paz com os não-muçulmanos, como a cooperação mútua e o intercâmbio de experiências nos vários domínios da educação, da indústria, do comércio e da agricultura, a fim de trazer o bem e o desenvolvimento para a humanidade e a segurança em todo o mundo. O Alcorão dedica uma Sura (al-Mumtahana/L'Esaminata) que inclui os princípios gerais das relações com os não-muçulmanos e inclui os conceitos de afeto e justiça. Deus une nisto todos aqueles que seguem a doutrina da religião de Abraão, a primeira religião celestial: "Tendes neles um belo exemplo, para aqueles que esperam em Deus e no Último Dia. (al-Mumtahana/L'Esaminata: 6)
 
O Mensageiro da Paz aplicou esse conceito e, nos seus ensinamentos, insistiu para que o seguisse. Quando chegou a Medina, um dos mandamentos que fez ouvir aos que estavam sentados à sua volta foi: "Ó povo, saudai-vos uns aos outros, mantende-vos em contacto com os vossos parentes, alimentai-vos e orai à noite, quando as pessoas estiverem a dormir, e entrareis no Paraíso em paz.
 
Como forma de saudação, o Islão escolheu a palavra "paz". E difundir a paz é um sinal de amor, um sinal de verdade, e é também uma prova da fé daqueles que a pronunciam e difundem entre os povos, de modo que o Profeta condicionou a entrada no Céu à difusão da paz: "Não entrareis no Céu até que creiais; e não acreditareis até que vos ameis uns aos outros. Devo informá-los de algo que, se o fizerem, se amarão uns aos outros? Promovam saudações entre vocês.
 
O Profeta destacou que o dever mais importante daqueles que se sentam nas ruas é retribuir a saudação com aqueles que passam por ali: "Se você insiste em se sentar na rua, então respeite os direitos da rua. Perguntaram-lhe: "Quais são os direitos devidos pela estrada?" Ele respondeu: "[...], devolva as saudações."
 
Quando aqueles que se sentam na rua devolvem a saudação com aqueles que passam pela rua, transmitem uma certa sensação de segurança e tranquilidade.
 
O Islão proíbe qualquer forma de agressão - física ou verbal - contra não muçulmanos que tenham laços de aliança ou acordos com muçulmanos, como diz o Profeta: "Qualquer pessoa que mate um aliado (uma pessoa a quem é dada a promessa de protecção pelos muçulmanos) não sentirá o cheiro do Paraíso que pode ser ouvido hà quarenta anos de distancia (viagens).
 
Finalmente, o caminho para a "Paz Islâmica Ilimitada" é conhecerem-se uns aos outros misturados com piedade: "Ó homens, nós vos criamos de um homem e de uma mulher e vos fizemos povos e tribos, para que se conheçam uns aos outros. Com Deus, o mais nobre de vocês é aquele que mais O teme. Na verdade, Deus é sábio e bem informado. (al-Hujurat/Le Stanze Intime: 13).
 
A importância da paz é evidente na colheita dos seus frutos, entre os quais devemos recordar:
 
- Sensação de tranquilidade: o sentimento de conforto e segurança é um dos conceitos mais importantes associados à paz entre Estados e sociedades em que existe um estado de estabilidade psicológica entre os membros destes povos.
 
- A preservação de vidas e bens; as guerras exigem muitas vidas em vários países do mundo, para além dos graves danos materiais sofridos pelos países envolvidos num estado de guerra.
 
- O desenvolvimento das sociedades: não pode haver renascimento humanitário nos países que não vivem num estado de paz em que a turbulência permanente, o medo de sair e não voltar, bem como o impacto do estado de guerra sobre as condições econômicas, sociais e de vida dos indivíduos, afetando os setores industrial, agrícola e comercial.
 
- Em conclusão, não posso deixar de dirigir-me a Deus, o Todo-Poderoso, pedindo-Lhe que a paz e a harmonia prevaleçam em todo o mundo e que todos os homens - independentemente das suas cores, ideias e crenças - vivam como irmãos, como Deus quis. Que a paz e a bênção de Deus sejam sobre o Profeta Maomé, sobre a Sua família e sobre os Seus companheiros. Que a misericórdia e as bênçãos de Deus estejam sobre ti.
 
O discurso do Grande Imã proferido aos fiéis no Ocidente, na Universidade de Münster, caracterizou-se pela extrema franqueza e sinceridade:
 
"Distintos senhores: por que o conceito de paz nas religiões chegou a esta complexa realidade? A resposta com que concluo é a seguinte: a paz deve ser alcançada primeiro entre os próprios religiosos, não entre os religiosos da mesma religião, mas entre eles e os intelectuais e políticos, cujas decisões dependem frequentemente de interesses e objectivos que estão muito afastados dos valores e princípios humanos. Este dilema exige, antes de mais, um diálogo que procure os numerosos pontos de afinidade entre as várias religiões. Se os religiosos não se reconciliam entre si, não há esperança na sua capacidade de pedir a paz e de a pregar entre os povos, à luz do princípio "nemo dat quod non habet" (ninguém dá o que não tem)".
 
Afirmando o que já havia dito, acrescentou: "Apesar de todos os êxitos, por que a paz no mundo se tornou um paraíso perdido? Como é que a era dos direitos humanos assistiu a actos bárbaros, nunca antes vistos? A resposta, e penso que concorda comigo, é que a civilização moderna tem negligenciado as religiões divinas, seus sólidos valores morais que não se alteram de acordo com interesses e propósitos, e de acordo com caprichos e concupiscências. Em primeiro lugar, o valor da fraternidade, do conhecimento, do amor e da compaixão entre os homens deve ser lembrado. Devemos lembrar-lhes constantemente que todos são filhos de Deus e que Deus ama mais aqueles que fazem bem aos outros, para que o mundo não se torne uma floresta de monstros ferozes.
 
Acredito que a Terra está agora preparada para que as religiões assumam seu papel de destacar o valor da paz, justiça, igualdade e respeito pelos seres humanos, independentemente de sua religião, cor, raça e língua: "Na verdade, honramos os filhos de Adão, os levamos à terra e ao mar, lhes demos excelente comida e os fizemos sobressair sobre muitas de nossas criaturas. (al-Isrâ'/Il viaggio notturno: 70); e novamente: "Ó homens, nós vos criamos a partir de um homem e de uma mulher e vos fizemos povos e tribos, para que vos conhecêsseis uns aos outros. (al-Hujurat/Le Stanze Intime: 13).
 
al-Azhar continua a tentar cooperar no campo religioso para consolidar a filosofia da convivência, para relançar a metodologia do diálogo e do respeito pelas religiões dos outros e para trabalhar em conjunto na área acordada entre os crentes de várias religiões. Trabalhemos, pois, em conjunto para o bem dos fracos, dos vulneráveis, dos famintos, dos temerosos, dos prisioneiros e dos atormentados na terra, sem qualquer classificação ou discriminação.